Sobre

A Dra. Roberta Pansera (CRM 27052) é formada em Dermatologia pela Universidade de Caxias do Sul – UCS. Suas principais áreas de atuação são cosmiatria – ciência que estuda a beleza humana –, estética e lasertearpia, proporcionando tratamentos e protocolos específicos para diferentes finalidades, mas com o objetivo único de promover saúde e bem-estar a seus pacientes.

Entre em contato

FIQUE POR DENTRO DO

UNIVERSO DA ESTÉTICA E BELEZA

5 cuidados para prevenir o melasma no verão

5-cuidados-com-a-pele-para-evitar-melasma-dra-roberta-pansera
20 dezembro, 2019

O melasma é conhecido como aquelas manchas escuras que surgem na face, em diferentes idades e por diferentes motivos. Embora não tenha uma causa específica, a doença costuma atingir em maior número as mulheres, seja por fatores hereditários, forte exposição solar, ou, até mesmo, por questões hormonais e durante a gravidez. Indiferente da causa ou dos efeitos, a reclamação mais comum entre o público feminino se dá pela autoestima, já que, em muitos casos, as manchas ganham maiores proporções e forte intensidade na face. Confira 5 cuidados que podem te ajudar a prevenir o surgimento destas indesejáveis manchas no verão, assim como os principais tratamentos.

O que contribui para o surgimento do melasma?

Entre os principais fatores que contribuem para o surgimento do melasma estão a forte exposição aos raios solares que estimulam a atividade dos melanócitos – células responsáveis pela produção de melanina, e a melanose, quando ocorre o acúmulo de melanina nos tecidos. Além disso, alguns estudos apontam que os vasos sanguíneos e outras células, como fibroblastos, queranócitos e mastócitos podem auxiliar no aparecimento das manchas escuras. A exposição da pele a “Luz visível” também pode provocar alteração na produção de melanina e desencadear as manchas em pessoas geneticamente predispostas.

Quando o melasma pode estar relacionado à gravidez?

No período da gravidez é comum que ocorram alterações hormonais que favorecem a liberação de melanina e resultem no surgimento de melasma. Chamadas de cloasma gravídico, a hiperpigmentação ocorre em regiões da face, como ao redor dos olhos, da boca e bochechas, o que, após o parto, pode diminuir gradualmente.

O melasma tem cura?

O melasma não possui cura, porém há protocolos específicos que podem ser indicados após uma avaliação com um dermatologista. Desta forma, procedimentos a laser são os que apresentam resultados superiores na diminuição das manchas, agindo diretamente nos pigmentos de melanina.

Cuidados para prevenir o melasma no verão

Mesmo com as diferentes possibilidades de desencadear as manchas escuras na face, há cuidados bem simples que podem auxiliar na prevenção da sua pele, principalmente com a chegada do verão. Pensando no seu bem-estar diário, nós separamos 5 dicas essenciais para você curtir a estação do sol sem medo:

1 – Use filtro solar com o fator de proteção mais indicado ao seu tipo de pele ao longo do dia (inclusive em dias nublados!);
2 – Evite a exposição demasiada aos raios solares, principalmente nos horários entre 10h e 16h;
3 – Resfrie sua pele durante o dia, pois o melasma também está ligado à ação do calor no rosto;
4 – Em ambientes abertos, utilize bonés e chapéus para proteger sua face, além de preferir locais com sombra;
5 – Busque sempre um dermatologista de confiança para identificar e indicar o melhor tratamento para a sua pele.

Saiba mais sobre os principais assuntos do mundo da beleza, entre curiosidades, dicas e tratamentos. ?‍⚕

Em nosso blog, você conhece as principais técnicas e conteúdos exclusivos sobre protocolos, procedimentos e tecnologias, a fim de agregar mais informação, saúde e bem-estar! ?

icon-ig-sidebar-hover icon-fb-sidebar-hover

Buscar no blog

Assine a Newsletter

Um novo olhar em beleza e saúde

Um ambiente confortável e planejado para promover o equilíbrio entre a estética e a qualidade de vida.

Open chat