Sobre

A Dra. Roberta Pansera (CRM 27052) é formada em Dermatologia pela Universidade de Caxias do Sul – UCS. Suas principais áreas de atuação são cosmiatria – ciência que estuda a beleza humana –, estética e lasertearpia, proporcionando tratamentos e protocolos específicos para diferentes finalidades, mas com o objetivo único de promover saúde e bem-estar a seus pacientes.

Entre em contato

FIQUE POR DENTRO DO

UNIVERSO DA ESTÉTICA E BELEZA

Cabelos também precisam de acompanhamento médico

A imagem mostra uma mulher, com cabelos compridos e ruivos. Ela está de olhos fechados e sorri segurando uma mecha de cabelo.
29 setembro, 2021

Muita gente pensa que para manter a saúde capilar em dia, basta lavar os cabelos, fazer visitas periódicas ao salão de beleza e usar bons produtos. Mas assim como as outras partes do corpo, o cabelo também precisa de acompanhamento médico. Acompanhe o artigo e saiba mais.

Quem é o médico que cuida dos cabelos?

Para todos os órgãos, tecidos e demais partes do corpo, a Medicina tem um especialista. Para os olhos é o oftalmologista, para o coração é o cardiologista, para os membros é o ortopedista, e assim por diante. Mas e para o cabelo?

O médico responsável pela saúde capilar é o dermatologista, que pode ainda ter uma especialização em tricologia (área que trata dos pelos e cabelos). O médico dermatologista é o profissional indicado para cuidar do maior órgão do corpo humano – a pele, além das unhas e dos cabelos.

Como manter a saúde dos cabelos?

Além das visitas periódicas ao dermatologista, existe uma série de ações que podem ser incorporadas à rotina e que ajudam a manter a saúde dos fios.

Limpeza correta dos cabelos

Sabia que a limpeza inadequada dos cabelos pode causar problemas como caspa, descamação e coceira, além de acelerar a queda dos fios? Então para fazer a limpeza correta, em primeiro lugar evite lavá-los todos os dias, mas não os deixe sujos por muito tempo. A frequência de lavagem pode ser definida pelo dermatologista, que irá levar em conta aspectos como o comprimento do cabelo, se ele é oleoso ou não, e outras características.

Além disso, evite usar água muito quente, pois ela acaba abrindo as cutículas dos fios, deixando-os frágeis. Usar produtos específicos para o seu tipo de cabelo também é muito importante, assim como não deixar os cabelos com resíduos de xampu, condicionador e outros produtos.

Proteja os cabelos do sol

Sim, os fios também sofrem com a ação dos raios solares e podem ficar muito secos se não forem protegidos. Além disso, o sol também pode queimar o couro cabeludo, gerando descamação e incômodo. Mas existem vários protetores capilares que protegem os cabelos dos raios UV, além dos protetores físicos, como chapéus e bonés.

O salão é importante sim!

Corte, lavagem e hidratação profissionais ajudam muito a manter a saúde e a beleza dos cabelos. O corte periódico contribui para que os fios se mantenham fortes e saudáveis, além de evitar o aparecimento de pontas duplas. A hidratação, por sua vez, garante o brilho dos cabelos, e deve ser feita de acordo com o seu tipo de fio, para não o deixar oleoso ou seco demais.

Alimentação adequada preserva os cabelos

Os alimentos influenciam e muito a saúde capilar! Alguns nutrientes agem diretamente no crescimento e no fortalecimento dos cabelos, como os minerais (zinco, selênio, cálcio, silício e ferro), vitaminas (E, C e do complexo B), proteínas e grão integrais. Além disso, beber bastante água mantém os cabelos hidratados naturalmente.

Evite estresse

O estresse provoca vários danos ao corpo, inclusive aos cabelos. Pessoas estressadas tendem a apresentar uma queda mais acentuada dos fios, por isso o recomendado é que as pessoas pratiquem atividades físicas de que gostem, e adotem na rotina alguns hábitos que transmitam paz e relaxamento.

Saiba mais sobre os principais assuntos do mundo da beleza, entre curiosidades, dicas e tratamentos. ?‍⚕

Em nosso blog, você conhece as principais técnicas e conteúdos exclusivos sobre protocolos, procedimentos e tecnologias, a fim de agregar mais informação, saúde e bem-estar! ?

icon-ig-sidebar-hover icon-fb-sidebar-hover

Buscar no blog

Assine a Newsletter

Um novo olhar em beleza e saúde

Um ambiente confortável e planejado para promover o equilíbrio entre a estética e a qualidade de vida.

Open chat