Sobre

A Dra. Roberta Pansera (CRM 27052) é formada em Dermatologia pela Universidade de Caxias do Sul – UCS. Suas principais áreas de atuação são cosmiatria – ciência que estuda a beleza humana –, estética e lasertearpia, proporcionando tratamentos e protocolos específicos para diferentes finalidades, mas com o objetivo único de promover saúde e bem-estar a seus pacientes.

Entre em contato

FIQUE POR DENTRO DO

UNIVERSO DA ESTÉTICA E BELEZA

Colágeno: saiba como preservar e estimular a proteína da beleza

Foto de uma mulher branca, de cabelo castanho. Ela está com uma expressão de relaxamento, com os olhos fechados, enquanto suas mãos tocam delicadamente a face em ambos os lados.
24 setembro, 2020

A flacidez da pele e o surgimento de rugas, sulcos e linhas de expressão são consequências naturais do avanço da idade. Porém, para muitas pessoas, essas marcas do tempo se transformam em problemas, pelo fato de afetar a aparência estética, causando a baixa na autoestima e na autoconfiança. No entanto, viemos te dizer que já se foi o tempo em que nós ficávamos reféns do tempo quando o assunto é a qualidade da pele. A ciência e a tecnologia evoluíram muito e, com elas, vieram uma série de conhecimentos e técnicas que nos ajudam a reverter esses problemas. Hoje em dia, já sabemos, por exemplo, que o surgimento dessas fontes de descontentamento tem ligação direta com a queda na produção de colágeno e, além disso, já temos as coordenadas de como prevenir e tratar esse problema. Confira:

O que é o colágeno?

O colágeno é uma importantíssima proteína do corpo humano. Ele pode ser encontrado na pele, tecido conjuntivo, cartilagens, tendões e ossos, constituindo de 20 a 30% do total de proteínas do corpo. É formado por 3 mil aminoácidos organizados em três correntes entrelaçadas, que podem se configurar de formas diferentes, gerando mais de 20 tipos.

Essa substância é produzida naturalmente pelo organismo. No entanto, a partir dos 25 anos de idade, a sua produção começa a cair – reduzindo cerca de 1% ao ano –, e, na menopausa, estima-se que a velocidade dessa queda possa ser aumentada em até 30% nos primeiros 5 anos.

Na pele, o colágeno é o responsável pela estrutura, firmeza e elasticidade, fazendo com que ela adquira tônus e hidratação. Conforme essa produção diminui, é comum que comecem a aparecer as linhas de expressão, rugas, flacidez e sulcos faciais, o que pode ter um impacto enorme na autoestima das pessoas.  Porém, algumas medidas podem ser tomadas para preservar e estimular a produção de colágeno. Vamos a elas!

Como preservar o colágeno?

Quando o assunto é preservar o colágeno, algumas das medidas que podem ser tomadas são: manter uma alimentação saudável, rica em alimentos que contenham substâncias como lisina, vitamina A, vitamina C, ômega 3, enxofre e licopeno; evitar a exposição demasiada ao sol, uma vez que essa situação pode causar o aumento da produção de radicais livres, moléculas que destroem o colágeno; evitar o tabagismo, já que essa substância também libera os radicais livres e agride a pele.

Como estimular a produção de colágeno?

No entanto, além desses cuidados no dia a dia, outras medidas também podem ser tomadas, as quais estimulam que o corpo produza o colágeno de forma progressiva. E essa é a hora das nossas estrelas: os bioestimuladores de colágeno – como o Sculptra® e o Ellansé® – e o Ultraformer 3.

Bioestimuladores de colágeno: Sculptra® e Ellansé®

Os bioestimuladores de colágeno são produto da evolução da tecnologia e vêm se tornando os queridinhos dos tratamentos para a pele. Eles atuam causando uma leve reação inflamatória, fazendo com que os fibroblastos produzam o colágeno, provocando um efeito rejuvenescedor e resultados progressivos na pele. Entre os estimuladores mais utilizados, estão o Sculptra® (ácido poli-L-láctico) e o Ellansé® (coprolactona). Ambos estimulam o colágeno, mas possuem algumas diferenças, como o tempo que se mantém ativos e o efeito de preenchimento.

Ultraformer 3

O Ultraformer 3 é um ultrassom micro e macrofocado de última geração. O aparelho atua através da energia do ultrassom, que age nas camadas mais profundas da pele, promovendo micropontos de coagulação. Com isso, a regeneração da área é estimulada, bem como a produção do colágeno. Esse processo resulta no combate à flacidez e em uma melhora na firmeza da pele.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como preservar e estimular a produção do colágeno, é hora de tomar as medidas. Se você quer solucionar o problema com a flacidez, linhas de expressão, rugas e sulcos faciais estimulando a produção de colágeno, entre em contato com nossa equipe e agende sua avaliação.

Saiba mais sobre os principais assuntos do mundo da beleza, entre curiosidades, dicas e tratamentos. ?‍⚕

Em nosso blog, você conhece as principais técnicas e conteúdos exclusivos sobre protocolos, procedimentos e tecnologias, a fim de agregar mais informação, saúde e bem-estar! ?

icon-ig-sidebar-hover icon-fb-sidebar-hover

Buscar no blog

Assine a Newsletter

Um novo olhar em beleza e saúde

Um ambiente confortável e planejado para promover o equilíbrio entre a estética e a qualidade de vida.

Open chat