Sobre

A Dra. Roberta Pansera (CRM 27052) é formada em Dermatologia pela Universidade de Caxias do Sul – UCS. Suas principais áreas de atuação são cosmiatria – ciência que estuda a beleza humana –, estética e lasertearpia, proporcionando tratamentos e protocolos específicos para diferentes finalidades, mas com o objetivo único de promover saúde e bem-estar a seus pacientes.

Entre em contato

FIQUE POR DENTRO DO

UNIVERSO DA ESTÉTICA E BELEZA

Como tratar o envelhecimento facial

Ao centro da imagem é possível visualizar uma mulher branca, loira, com cabelos presos e olhos azuis. Ela está em um ambiente com cor azulada. Uma pessoa, com luvas brancas, coloca as mãos sobre a testa da mulher, como se estivesse esticando-a.
23 junho, 2021

O envelhecimento facial é considerado um dos piores inimigos da beleza: no decorrer dos anos, a pele apresenta mais rugas e flacidez, e os contornos e o volume no rosto vão se perdendo. Dessa forma, é natural buscar por procedimentos estéticos que minimizem esses sinais da idade. A seguir, você encontra informações sobre as causas e principais tratamentos contra o envelhecimento facial.

O que é o envelhecimento facial?

Conforme o tempo avança, é natural que o organismo passe por um envelhecimento relacionado à deficiente renovação celular. E esse processo pode ser percebido em todo o corpo, inclusive na pele. Dessa forma, com a evolução do envelhecimento, é possível perceber um aumento na flacidez, perda de viço e de massa muscular, além do crescente surgimento de rugas e linhas de expressão.

Quais são os sinais do envelhecimento facial?

Uma das primeiras consequências do envelhecimento é a perda de colágeno no corpo – a partir dos 25 anos, a produção natural é reduzida, diminuindo a sustentação da pele. Assim, começam a surgir as linhas finas no rosto. As primeiras são:

Linhas de expressão sob os olhos: a pele nessa região é mais fina e delicada, por consequência é mais propensa ao surgimento dos vincos.

Bigode chinês: uma das rugas mais precoces, surge em decorrência da flacidez facial e da perda de massa no rosto.

Posteriormente, surgem as rugas na testa, causadas pelo movimento repetitivo dos músculos locais. A partir dos 30 anos, a perda de músculos e gordura faciais se acentua, alterando os contornos do rosto. Além disso, as manchas tendem a ocorrer com mais frequência, exigindo atenção redobrada no momento de protegê-la do sol.

Principais causas do envelhecimento

Com o passar dos anos, o envelhecimento facial irá ocorrer inevitavelmente, entretanto, alguns fatores podem acelerar esse processo:

Estresse

O estresse acelera a oxidação e altera os ciclos de renovação da pele, propiciando a produção de um hormônio chamado cortisol. Ele causa mais inflamações na pele e reduz a produção de colágeno, fator que torna o rosto mais flácido e com linhas de expressão mais aparentes.

Além disso, o estresse provoca um aumento na produção de radicais livres, os principais agentes causadores do envelhecimento facial. Assim, ocorre a perda de colágeno e acumulo de elastina na pele, características que definem a pele fotoenvelhecida.  

Fatores hormonais

O envelhecimento facial pode ser acentuado devido aos fatores hormonais, especialmente entre as mulheres. Com a chegada da menopausa, os níveis de DHEA (conhecido como o “hormônio da juventude”) caem drasticamente, levando à redução de colágeno e ácido hialurônico na pele. Assim, ela perde hidratação e viço, piorando o aspecto de rugas e a flacidez.

Estilo de vida

Uma alimentação não balanceada e com excesso de açúcares, o tabagismo e o consumo exagerado de álcool contribuem para o aceleramento do envelhecimento facial. Esses hábitos provocam a perda da elasticidade na pele, inibem a oxigenação dos tecidos e provocam rugas mais acentuadas.

Exposição solar

A radiação solar causa fotoenvelhecimento (pele amarelada, espessa e com mais rugas) e aumenta as chances do surgimento de câncer. A exposição prolongada pode, ainda, acentuar a perda de colágeno e provocar o surgimento de machas, pintas e sardas.

Tratamentos para amenizar o envelhecimento facial

Ainda que o envelhecimento facial seja natural, os sinais decorrentes desse processo podem ser atenuados através de procedimentos estéticos adequados.

Pelling

Os peelings são procedimentos estéticos que auxiliam na renovação celular através da descamação controlada da pele. O tratamento pode ser realizado com diversos tipos de ativos, como o ácido glicólico, ácido retinóico e o ácido mandélico. Quando essas substâncias são aplicadas na pele, renovam a camada superficial da derme, tornando-a viçosa e mais jovial.

Preenchimento facial

Um dos sinais mais evidentes do envelhecimento facial é a redução do volume do rosto. Um dos melhores meios para atenuar essa perda e minimizar as linhas finas e rugas é o preenchimento facial. Uma das substâncias mais utilizadas nesse procedimento é o ácido hialurônico, um composto produzido naturalmente pelo organismo humano e que auxilia na hidratação e viço da pele.

O preenchimento facial pode ser aplicado para reduzir as “bochechas de buldogue”, minimizar as rugas ao redor da boca e definir melhor os contornos do rosto. As substâncias preenchedoras costumam permanecer no corpo por um período que varia de 6 meses a um ano e meio, ou seja, o procedimento precisa ser refeito com regularidade.

Ultraformer III

O Ultraformer é um aparelho que utiliza o ultrassom micro e macrofocado para melhorar a aparência da pele. A plataforma possui diversos tipos de tratamentos possíveis, sendo um de seus principais diferenciais o poder de estimular a produção de colágeno no corpo.

Além de tratar os sinais do envelhecimento, o Ultraformer pode ser utilizado para a redução da flacidez e diminuição da gordura localizada. Em conclusão, é possível diminuir as linhas de expressão e rugas através do colágeno, proporcionando um efeito de rejuvenescimento na pele. 

Saiba mais sobre os principais assuntos do mundo da beleza, entre curiosidades, dicas e tratamentos. ?‍⚕

Em nosso blog, você conhece as principais técnicas e conteúdos exclusivos sobre protocolos, procedimentos e tecnologias, a fim de agregar mais informação, saúde e bem-estar! ?

icon-ig-sidebar-hover icon-fb-sidebar-hover

Buscar no blog

Assine a Newsletter

Um novo olhar em beleza e saúde

Um ambiente confortável e planejado para promover o equilíbrio entre a estética e a qualidade de vida.

Open chat