Sobre

A Dra. Roberta Pansera (CRM 27052) é formada em Dermatologia pela Universidade de Caxias do Sul – UCS. Suas principais áreas de atuação são cosmiatria – ciência que estuda a beleza humana –, estética e lasertearpia, proporcionando tratamentos e protocolos específicos para diferentes finalidades, mas com o objetivo único de promover saúde e bem-estar a seus pacientes.

Entre em contato

FIQUE POR DENTRO DO

UNIVERSO DA ESTÉTICA E BELEZA

Dezembro Laranja e o combate ao câncer de pele

A imagem apresenta em primeiro plano a mão esquerda de um médico, usando uma luva de látex branca. Ele segura uma lupa, posicionada na frente das costas de uma mulher, que apresenta várias pintas pelo corpo.
01 dezembro, 2021

Sabia que o câncer de pele é o tumor que mais acomete pessoas no Brasil? Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia criou a campanha Dezembro Laranja, que visa conscientizar a população a respeito da importância da proteção contra os raios solares. Acompanhe o artigo e saiba mais!

Campanha Dezembro Laranja

Lançada em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD, o Dezembro Laranja é uma campanha para alertar a população a respeito do câncer de pele e ensinar as principais formas de prevenção. Segundo dados da SBD, no Brasil são registrados cerca de 180 mil novos casos de câncer de pele por ano.

O que é câncer de pele?

A pele é o maior órgão do corpo humano, e sua principal função é revestir e proteger o organismo de vírus e bactérias; fatores ambientais; e desidratação.

O câncer de pele se apresenta quando as células que compõem a cútis crescem desordenadamente. Essa “falha” acontece principalmente por conta do efeito cumulativo da exposição ao sol, quando os raios ultravioletas danificam a barreira protetora da pele.

Todo câncer de pele é maligno?

Não! O câncer de pele nem sempre se manifesta através de tumores malignos. Ele pode ser de dois tipos:

Não melanoma

É o tipo mais frequente no mundo, chegando a até 97% dos casos de câncer de pele. Esse é o tipo menos agressivo, e quando descoberto no início, apresenta altas chances de cura.

Melanoma

O melanoma é um dos tipos de tumores malignos mais agressivos. Ele costuma se espalhar rapidamente para outros órgãos, e o histórico familiar é um grande fator de risco.

Como identificar o câncer de pele?

O diagnóstico preciso do câncer de pele só pode ser feito por um médico, que fará a análise das pintas e manchas e pedirá exames específicos. Mas o paciente pode observar as manchas, já que o câncer de pele apresenta algumas particularidades.

O não melanoma costuma se apresentar como feridas que sangram e não cicatrizam. Geralmente elas ficam localizadas nas áreas expostas ao sol.

Já o melanoma são sinais mais antigos, geralmente localizados no tronco, no caso dos homens; e nas pernas, no caso das mulheres. O melanoma é mais fácil de identificar através da Regra ABCDE.

Regra ABCDE

A Regra do ABCDE é um método para ajudar na identificação do melanoma. A própria pessoa pode adotar essa regra para investigar alguma lesão, mas somente um médico pode dar o diagnóstico preciso.  

Na Regra ABCDE, devem ser observados 5 aspectos, e se um ou mais deles for identificado, uma consulta com um dermatologista é essencial!

  • A, de assimetria: quando a pinta tem uma aparência assimétrica, sendo uma metade diferente da outra.
  • B, de bordas: as bordas da pinta são irregulares ou borradas.
  • C, de cor: a mancha apresenta variedade de cores ou de tons.
  • D, de diâmetro: a pinta tem mais do que 5mm de diâmetro.
  • E, de evolução: a lesão muda de cor, forma, aparência e/ou tamanho.

Prevenção do câncer de pele

O uso do protetor solar é a melhor forma de prevenção ao câncer de pele. Ele deve ter um bom FPS (em geral é recomendado o fator de proteção solar 30), e é importante também que o produto seja adequado para cada tipo de pele.

O protetor solar deve ser usado todos os dias do ano, independente da estação ou se a pessoa desempenha atividades ao ar livre ou não.

Além disso, proteger a pele com roupas, chapéus, bonés e óculos de sol também é uma ação importante na prevenção. E claro, as consultas de rotina com um dermatologista são vitais, já que quando mais cedo for diagnosticado, mais altas são as chances de cura do câncer de pele.

Saiba mais sobre os principais assuntos do mundo da beleza, entre curiosidades, dicas e tratamentos. ?‍⚕

Em nosso blog, você conhece as principais técnicas e conteúdos exclusivos sobre protocolos, procedimentos e tecnologias, a fim de agregar mais informação, saúde e bem-estar! ?

icon-ig-sidebar-hover icon-fb-sidebar-hover

Buscar no blog

Assine a Newsletter

    Um novo olhar em beleza e saúde

    Um ambiente confortável e planejado para promover o equilíbrio entre a estética e a qualidade de vida.

    Open chat