Sobre

A Dra. Roberta Pansera (CRM 27052) é formada em Dermatologia pela Universidade de Caxias do Sul – UCS. Suas principais áreas de atuação são cosmiatria – ciência que estuda a beleza humana –, estética e lasertearpia, proporcionando tratamentos e protocolos específicos para diferentes finalidades, mas com o objetivo único de promover saúde e bem-estar a seus pacientes.

Entre em contato

FIQUE POR DENTRO DO

UNIVERSO DA ESTÉTICA E BELEZA

Melanoma

A imagem apresenta um fundo claro, mostrando o lado esquerdo do pescoço e do tronco de uma mulher de pele branca. Ela usa uma blusa de alças, na cor branca, e apresenta diversas pintas e manchas na pele.
24 setembro, 2021

O melanoma é um tipo de tumor de pele, derivado das células melanocíticas. Ele pode começar como uma espécie de mancha ou pinta, e tem maior incidência nas regiões do corpo que ficam mais expostas ao sol. Por ser um tipo grave de tumor, as pessoas devem ter conhecimento a respeito do melanoma, para buscar tratamento assim que a doença for diagnosticada. Acompanhe o artigo e saiba tudo sobre ele.

O que é melanoma?

O melanoma é um tipo de tumor de pele, que tem origem nos melanócitos, as células do corpo que produzem melanina (substância que dá cor à pele). Ele surge devido ao crescimento descontrolado de células anormais, que é causado por mutações ou defeitos genéticos no DNA. E além da pele, o melanoma pode acometer também mucosas e vísceras.

Como identificar o melanoma?

Geralmente, o melanoma começa como um tipo de pinta ou de mancha, sendo mais frequente nas partes do corpo que são expostas ao sol. Na maioria dos casos, ele apresenta cor marrom ou preta, mas também existem os melanomas não pigmentados, formando pintas nas cores bege, rosa ou branca.

Regra ABCDE

A Regra do ABCDE é um método para ajudar na identificação do melanoma. A própria pessoa pode adotar essa regra para investigar alguma lesão, mas a avaliação médica segue sendo essencial para um correto diagnóstico.

Na Regra ABCDE, devem ser observados os seguintes aspectos, e se um ou mais deles for identificado, a pessoa precisa procurar um dermatologista com urgência:

  • A, de assimetria: quando a pinta tem uma aparência assimétrica, sendo uma metade diferente da outra.
  • B, de bordas: as bordas da pinta são irregulares ou borradas.
  • C, de cor: a mancha apresenta variedade de cores ou de tons.
  • D, de diâmetro: a pinta tem mais do que 5mm de diâmetro.
  • E, de evolução: a lesão muda de cor, forma, aparência e/ou tamanho.

Melanoma é benigno ou maligno?

É um tumor maligno e que pode ser grave. O melanoma oferece um grande risco de produzir metástases (se espalhar para outras partes do corpo), e nos casos mais avançados em que não houve tratamento adequado, pode levar à morte.

Quem pode desenvolver melanoma?

A causa mais frequente do surgimento deste tumor de pele é a exposição ao sol sem a proteção adequada. Pessoas de pele branca são mais propensas a desenvolverem o melanoma, entretanto as de pele negra também podem sofrer com a doença, que surge principalmente nas áreas mais claras, como palmas das mãos e plantas dos pés.

O melanoma pode surgir na pele de qualquer parte do corpo, além dos olhos, unhas e mucosas. É mais frequente no rosto e no pescoço, e nas mulheres tende a aparecer mais nas pernas, enquanto nos homens é mais comum no tronco. Além disso, ele é mais comum em adultos, mas crianças e adolescentes também podem desenvolver o melanoma.

Tratamento do melanoma

A avaliação médica rápida é essencial para que o tratamento seja bem-sucedido. Quando identificado por um dermatologista, o melanoma é tratado com cirurgia para remover o tumor, radioterapia, quimioterapia e/ou imunoterapia, dependendo da gravidade e do avanço do tumor.

Geralmente, lesões menores do que 4 mm apresentam mais chances de serem totalmente curadas. Já as lesões maiores também podem ser curadas, mas apresentam riscos mais altos de metástase.

Saiba mais sobre os principais assuntos do mundo da beleza, entre curiosidades, dicas e tratamentos. ?‍⚕

Em nosso blog, você conhece as principais técnicas e conteúdos exclusivos sobre protocolos, procedimentos e tecnologias, a fim de agregar mais informação, saúde e bem-estar! ?

icon-ig-sidebar-hover icon-fb-sidebar-hover

Buscar no blog

Assine a Newsletter

Um novo olhar em beleza e saúde

Um ambiente confortável e planejado para promover o equilíbrio entre a estética e a qualidade de vida.

Open chat