Sobre

A Dra. Roberta Pansera (CRM 27052) é formada em Dermatologia pela Universidade de Caxias do Sul – UCS. Suas principais áreas de atuação são cosmiatria – ciência que estuda a beleza humana –, estética e lasertearpia, proporcionando tratamentos e protocolos específicos para diferentes finalidades, mas com o objetivo único de promover saúde e bem-estar a seus pacientes.

Entre em contato

FIQUE POR DENTRO DO

UNIVERSO DA ESTÉTICA E BELEZA

O fim dos pelos é com laser!

Na imagem é possível ver uma porção da lombar e das pernas de uma mulher de pele clara. Ela está deitada de bruços sobre uma superfície. A modelo veste roupa íntima branca.
19 maio, 2021

Pernas sempre lisas, sem nenhum pelinho e suaves como pêssego é um sonho, não é mesmo? Se você respondeu que sim, é hora de transformar esse desejo em realidade! Utilizando laser, é possível eliminar os pelos desde a raiz, finalmente ter aquela pele sem um único fio indesejado e estar sempre pronta para um vestidinho, piscina ou praia! Quer saber como o uso de laser é tão bom? Continue lendo este artigo!

Afinal, o termo correto é depilação ou epilação?

É muito comum encontrar sites, revistas e outros materiais com o termo “depilação” quando o correto seria “epilação”, e vice-versa. Apesar de ambos os métodos removerem os pelos, eles são diferentes pois trabalham de forma distinta na eliminação dos fios, e devem ser compreendidos como tal.

Epilação

É o nome dado para aquelas técnicas que atuam removendo os pelos desde a raiz, mais precisamente desde o bulbo piloso. Essa região fica dentro da camada superficial da pele, e é onde os fios se desenvolvem. Sua destruição torna os resultados mais duradouros e, conforme novas sessões são feitas, os pelos vão ficando mais fracos. Os procedimentos a laser e com cera, por exemplo, são epilações. 

Depilação

É o termo mais famoso para descrever métodos de remoção de pelos. Diferente da epilação, a depilação elimina os fios de maneira rente à pele, preservando o bulbo piloso. Por conta desta ação não profunda, os resultados são menos duradouros. Lâminas e cremes são procedimentos depilatórios.

Quais são os principais tipos de epilação e depilação?

Os procedimentos para remoção de pelos através de epilação e depilação são bastante diversos e famosos ao redor do mundo.

Depilação com lâminas

É, provavelmente, a técnica mais realizada. Ao passar a lâmina sobre os fios, eles são removidos de maneira rente à pele, preservando a raiz. Por conta disso, em alguns poucos dias, os pelos começarão a aparecer novamente. A utilização desta técnica também causa um ressecamento da pele e, por causar pequenas lesões, é responsável pelo escurecimento da região ao longo do tempo. 

Depilação com cremes

É uma opção que atrai muitas pessoas por conta da praticidade. Os produtos tópicos prometem removê-los em pouquíssimos minutos. Apesar de ser um creme, seus compostos não atingem o bulbo piloso, o que, por sua vez, oferece um resultado pouco duradouro. Além disso, algumas pessoas podem ser alérgicas ao produto e seu uso é capaz de gerar queimaduras em casos mais graves.

Epilação com cera

É uma das técnicas mais famosas -e doloridas. Utilizando uma cera, quente ou fria, que gruda nos pelos, toda estrutura é removida, desde os folículos. Apesar de retirar os fios com alta eficiência, essa prática pode ser danosa para a pele devido ao movimento brusco e forte feito para retirar a cera.

Epilação com laser

É uma técnica que tem ganho cada vez mais adeptos por conta dos ótimos resultados. O laser atua através do contraste entre a coloração do fio e da pele para identificar a área que deve agir. Ao momento em que o raio atinge o pelo, ele promove uma onda de calor de alta potência e, assim, destrói o bulbo piloso, interrompendo a formação e crescimento dos fios.   

Quais os benefícios da epilação a laser?

Realizar a epilação com laser apresenta diversos benefícios ao paciente. Além da grande efetividade para remoção dos fios (e maior durabilidade dos resultados), a tecnologia a laser não causa danos à pele, pois, como citado anteriormente, age somente no pelo.

Conforme o tempo passar e os fios começarem a nascer, o paciente pode reparar que eles estão mais finos e frágeis. Essa característica de enfraquecimento dos pelos atenua-se conforme novas sessões são feitas.

Outro benefício do emprego de laser para epilação é a capacidade de ser usado em qualquer parte do corpo (inclusive na barba).

Saiba mais sobre os principais assuntos do mundo da beleza, entre curiosidades, dicas e tratamentos. ?‍⚕

Em nosso blog, você conhece as principais técnicas e conteúdos exclusivos sobre protocolos, procedimentos e tecnologias, a fim de agregar mais informação, saúde e bem-estar! ?

icon-ig-sidebar-hover icon-fb-sidebar-hover

Buscar no blog

Assine a Newsletter

Um novo olhar em beleza e saúde

Um ambiente confortável e planejado para promover o equilíbrio entre a estética e a qualidade de vida.

Open chat