Sobre

A Dra. Roberta Pansera (CRM 27052) é formada em Dermatologia pela Universidade de Caxias do Sul – UCS. Suas principais áreas de atuação são cosmiatria – ciência que estuda a beleza humana –, estética e lasertearpia, proporcionando tratamentos e protocolos específicos para diferentes finalidades, mas com o objetivo único de promover saúde e bem-estar a seus pacientes.

Entre em contato

FIQUE POR DENTRO DO

UNIVERSO DA ESTÉTICA E BELEZA

Quais as indicações do Botox®?

Uma mulher loira, de pele branca e olhos claros, está sentada olhando para a esquerda. Na imagem se vê duas mãos de médico, usando luvas, posicionadas no rosto da mulher, simulando uma avaliação médica.
21 dezembro, 2021

Que a toxina botulínica é um dos tratamentos mais realizados no mundo, você já sabe. Mas esse queridinho da estética tem indicações que vão muito além do tratamento para as rugas. Neste artigo, a dermatologista Roberta Pansera te mostra como essa substância é versátil, e onde ela pode ser aplicada. Acompanhe!

O que é Botox®?

A toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Ela atua no bloqueio da acetilcolina, um neurotransmissor que faz a ligação entre os músculos e o cérebro. Assim, quando aplicado, o Botox® age paralisando os músculos da região, deixando a área relaxada, sem capacidade de contração.

Importante destacar que Botox® é uma das marcas de toxina botulínica, fabricada pela farmacêutica Allergan. A empresa foi a primeira a registrar uma marca de toxina botulínica, e seu nome tornou-se sinônimo desse tratamento.

Botox para rugas

A prevenção e tratamento de rugas é a finalidade mais comum da toxina botulínica, dentro da área da estética.

As rugas e linhas de expressão surgem no rosto por conta da diminuição da produção de colágeno e elastina, as substâncias que mantêm a sustentação da pele. Por volta dos 30 anos de idade, o ritmo de produção começa a diminuir naturalmente (e pode ser agravado por maus hábitos de vida, como sedentarismo, alimentação inadequada e falta de cuidado com a pele). Assim, a pele começa a apresentar marcas e sulcos, que geralmente são os primeiros sinais do envelhecimento. Portanto, a toxina botulínica age de duas formas: como prevenção e como correção.  

Botox preventivo

A toxina botulínica pode ser utilizada na estética como um preventivo às rugas e sulcos. A recomendação é que o tratamento inicie por volta dos 30 anos, quando os primeiros sinais do envelhecimento surgem (mas a avaliação médica é essencial para estabelecer o melhor tratamento para cada pessoa).

Quando iniciada de maneira preventiva, a toxina botulínica não deixa que as linhas de expressão se tornem rugas permanentes, prolongando a aparência jovem por muito mais tempo.

Botox® corretivo

Pessoas que já apresentam rugas dinâmicas, que são aquelas que aparecem quando contraímos os músculos da face para falar ou sorrir, por exemplo, também podem se beneficiar do Botox®.

Nesses casos, a substância é aplicada nos locais onde as rugas estão instaladas. O Botox® age impedindo a contração do músculo, evitando assim que as rugas se formem. Esse efeito também deixa a pele esticada por mais tempo, atenuando a aparência das rugas gradualmente.

O Botox® pode ser aplicado nos pés de galinha, nas linhas da testa, na glabela e no bigode chinês, por exemplo.

Tratamento da hiperidrose

A hiperidrose, também conhecida como suor excessivo, é uma condição em que a pessoa apresenta um excesso de suor, principalmente nas axilas, palmas das mãos e testa.

A toxina botulínica é uma ótima forma de tratar essa condição, já que sua ação bloqueia a ação das glândulas sudoríparas, diminuindo a produção de suor. O tratamento é muito eficaz nas axilas, testa e palmas das mãos; e tem uma duração média de 6 meses, sendo necessárias sessões de manutenção após esse período.

Tratamento para bruxismo

A disfunção que faz com que a pessoa fique apertando e rangendo os dentes durante o sono, conhecida como bruxismo, também pode ser tratada com a toxina botulínica. O seu efeito age sobre a capacidade de pressão da mandíbula, aliviando a força dos músculos responsáveis pela mastigação, diminuindo a pressão e o desgaste nos dentes.

Botox® para sorriso gengival

Quem tem sorriso gengival, costuma ter a autoestima bastante abalada por causa dessa condição. Essas pessoas tendem a exporem muito a gengiva quando sorriem, devido a uma elevação exagerada do lábio superior.

Embora alguns casos só possam ser tratados através de cirurgia, a toxina botulínica é um método bastante efetivo para diminuir o sorriso gengival. Ela é aplicada nos músculos responsáveis pela elevação do lábio, fazendo com que ele não seja tão puxado para cima quando a pessoa sorri.

Botox® em Caxias do Sul

Seja para fins estéticos ou para correção de sorriso gengival ou bruxismo, ou ainda para tratamento da hiperidrose, o Botox® deve ser aplicado por um médico com experiência, que utilize bons produtos e tenha excelentes resultados nos procedimentos.

A Dra. Roberta Pansera é dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e oferece os mais avançados procedimentos estéticos para harmonizar a sua beleza. Entre em contato e agende uma avaliação!

Saiba mais sobre os principais assuntos do mundo da beleza, entre curiosidades, dicas e tratamentos. ?‍⚕

Em nosso blog, você conhece as principais técnicas e conteúdos exclusivos sobre protocolos, procedimentos e tecnologias, a fim de agregar mais informação, saúde e bem-estar! ?

icon-ig-sidebar-hover icon-fb-sidebar-hover

Buscar no blog

Assine a Newsletter

    Um novo olhar em beleza e saúde

    Um ambiente confortável e planejado para promover o equilíbrio entre a estética e a qualidade de vida.

    Open chat