Sobre

A Dra. Roberta Pansera (CRM 27052) é formada em Dermatologia pela Universidade de Caxias do Sul – UCS. Suas principais áreas de atuação são cosmiatria – ciência que estuda a beleza humana –, estética e lasertearpia, proporcionando tratamentos e protocolos específicos para diferentes finalidades, mas com o objetivo único de promover saúde e bem-estar a seus pacientes.

Entre em contato

Equilíbrio entre saúde e beleza

do seu corpo e da sua pele

Verrugas

verrugas-dra-roberta-pansera

O que são Verrugas?

As verrugas são pequenas alterações na pele, caracterizadas por um crescimento anormal de pele causado pela proliferação do vírus papilomavírus humano (HPV) no organismo. Em geral, a presença desse vírus provoca uma infecção das camadas superficiais da pele que acabam resultando no crescimento das células. As verrugas são benignas, no entanto, podem causar desconforto estético em muitos pacientes visto que podem se manifestar em diferentes regiões do corpo, o que leva muitas pessoas a procurar por tratamento para removê-las.

Quais são os tipos de verrugas?

Em geral, as verrugas costumam ter o aspecto enrugada, conhecidas como vegetantes, de coloração clara e ásperas. Mas também há tipologias com forma plana, escura e macia. Essas variações ocorrem pelo fato de que existem diferentes tipos de verrugas, são elas:

Verrugas filiformes: possuem projeções finas e alongadas, sendo mais frequentes em pessoas idosas. Sua aparição é comum na região da face, pescoço, pálpebras e lábios.

Verrugas plantares: surgem na planta dos pés, podendo ser confundidas com calos. Sua forma possui pontos escuros na parte interna, lembrando a imagem de um “olho de peixe”.

Verrugas anogenitais: possuem forma úmida e aspecto semelhante ao de uma couve-flor. Costumam surgir na mucosa genital feminina e masculina, além de regiões como uretra, vagina, colo do útero, região perianal ou mucosa oral.

Verrugas planas: apresentam-se como pequenas bolinhas com superfície plana e lisa. Sua aparição acontece com maior frequência na região da face e dorso das mãos de adolescentes.

Verrugas vulgares: são os tipos mais comuns, caracterizadas por pápulas irregulares, duras e ásperas, sendo mais frequentes em áreas como mãos, dedos, ao redor das unhas, cotovelos e joelhos

Como tratar as verrugas?

Dependendo do tipo da verruga, é possível que ela regrida em poucos meses até desaparecer ou permaneça na pele por anos. Para a remoção das verrugas pode ser realizada uma rápida cirurgia, através da aplicação de ácidos na região afetada, cauterização e nitrogênio líquido. Em todo caso é necessário realizar uma avaliação com um especialista para identificar qual o método mais adequado para o seu caso.

Qual o valor da remoção de verrugas?

O valor do procedimento será definido de acordo com as características individuais do paciente, tais como o tipo de verruga, a região onde a verruga se encontra, a sensibilidade do paciente, a quantidade de verrugas, entre outros aspectos. É imprescindível o parecer de um médico responsável para garantir que a realização do procedimento ocorra da melhor forma possível e atinja os objetivos do paciente.

Um novo olhar em beleza e saúde

Um ambiente confortável e planejado para promover o equilíbrio entre a estética e a qualidade de vida.

Open chat