Caxias do Sul / RS

Sobre

A Dra. Roberta Pansera (CRM 27052) é formada em Dermatologia pela Universidade de Caxias do Sul – UCS. Suas principais áreas de atuação são cosmiatria – ciência que estuda a beleza humana –, estética e lasertearpia, proporcionando tratamentos e protocolos específicos para diferentes finalidades, mas com o objetivo único de promover saúde e bem-estar a seus pacientes.

Entre em contato

FIQUE POR DENTRO DO

UNIVERSO DA ESTÉTICA E BELEZA

5 dicas para evitar a insolação neste verão

A imagem retrata uma menina de pele branca e cabelos ruivos em um ambiente descampado, protegendo os olhos do sol com as mãos. Ela veste uma camisa de manga curta branca, tem sardas em seu rosto e está semi-virada para a esquerda.
10 novembro, 2022

O verão é uma das estações mais aguardadas do ano, afinal, vamos combinar, sol, praia, piscina e calor são tudo de bom, não é? Mas a verdade é que os dias de calor típicos da estação não são apenas um mar de rosas: eles oferecem muitos riscos à saúde, como queimaduras e insolação, portanto, a temporada de sol necessita de cuidados especiais.

Por isso, neste artigo, separamos uma lista com 5 dicas de cuidados básicos para te ajudar a proteger a pele dos raios UV e curtir o melhor deste verão. Confira!

Antes de saber como evitá-la, vamos entender o que é a insolação

Causada pelo superaquecimento corporal (acima de 40°C), a insolação se manifesta através de diferentes sintomas, que variam entre os mais leves – tonturas, vômito, dor de cabeça e febre – até os quadros mais graves, como convulsões, desmaios, confusão mental, palidez e ressecamento da pele, podendo levar até mesmo ao óbito.

Quando afetado pela insolação, o sistema responsável por promover a transpiração que refresca o corpo é danificado, resultando na perda excessiva de água e nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo.

De forma geral, a condição costuma ocorrer em decorrência de situações que elevam a temperatura corporal exageradamente, como a exposição solar sem proteção, a prática de atividade física muito intensa, falta de ingestão de líquidos e ambientes muito quentes e abafados.

Insolação x queimadura solar: qual a diferença?

Diferente do que muitas pessoas pensam, queimadura solar e insolação não são a mesma coisa. Embora ambas sejam causadas por altas temperaturas e ambientes demasiadamente quentes, a queimadura solar é caracterizada pela queima superficial da pele, enquanto a insolação compromete a integridade dos mecanismos internos do organismo.

Ainda que os sintomas da insolação sejam mais intensos, a queimadura derivada da exposição prolongada e desprotegida aos raios UV também apresenta uma série de riscos à saúde, por isso, deve ser evitada ao máximo.

5 dicas para evitar a insolação

Agora que você já sabe o que é e como identificar os sintomas da insolação, confira estas 5 dicas especiais para curtir o melhor da estação sem descuidar da saúde!

1- Evite a exposição solar entre 10h e 16h

Você já reparou que nos horários próximos ao meio-dia até a metade da tarde parece que o calor se intensifica? No verão esse fenômeno é ainda mais intenso, pois entre às 10 horas da manhã até às 16 horas da tarde, o sol apresenta picos de irradiação dos raios UV, o que torna a exposição muito agressiva à pele. Portanto, evite sair nestes horários e reforce a proteção solar!

2- Capriche na hidratação

Nos dias de calor extremo, lembre-se de manter o corpo hidratado, assim você estimula a refrigeração interna do seu organismo e evita a insolação. Ah, e não precisa ser só com água, viu? Ingerir sucos naturais também vai te ajudar a manter o corpo hidratado.

3- Prefira ambientes frescos

Se engana quem pensa que a insolação só acontece por causa da exposição solar: ela também pode ser causada pelo calor excessivo de ambientes muito abafados e quentes. Por isso, evite locais muito cheios e prefira ambientes com sombra e bem-ventilados.

4- Busque vestir roupas claras e leves

Outra dica de ouro para quem quer prevenir a insolação é evitar vestir roupas escuras em dias de muito calor, afinal, elas atraem as altas temperaturas, e vamos combinar, nos dias quentes queremos justamente o contrário, não é?

5- Use e abuse do filtro solar

O filtro solar é indispensável para proteger a pele e evitar danos causados pelos raios do sol, por isso, não se esqueça de aplicá-lo de duas em duas horas, mesmo em dias nublados!

Estou com insolação, e agora?

Em ambientes de calor extremo, todo cuidado é pouco, e nem sempre pode ser o suficiente, por isso, fique atento aos sinais e busque ajuda médica caso apresente os sintomas da condição.

Saiba mais sobre os principais assuntos do mundo da beleza, entre curiosidades, dicas e tratamentos. ?‍⚕

Em nosso blog, você conhece as principais técnicas e conteúdos exclusivos sobre protocolos, procedimentos e tecnologias, a fim de agregar mais informação, saúde e bem-estar! ?

icon-ig-sidebar-hover icon-fb-sidebar-hover

Buscar no blog

Assine a Newsletter

    Um novo olhar em beleza e saúde

    Um ambiente confortável e planejado para promover o equilíbrio entre a estética e a qualidade de vida.

    Precisa de Ajuda? Fale Conosco!