Sobre

A Dra. Roberta Pansera (CRM 27052) é formada em Dermatologia pela Universidade de Caxias do Sul – UCS. Suas principais áreas de atuação são cosmiatria – ciência que estuda a beleza humana –, estética e lasertearpia, proporcionando tratamentos e protocolos específicos para diferentes finalidades, mas com o objetivo único de promover saúde e bem-estar a seus pacientes.

Entre em contato

Equilíbrio entre saúde e beleza

do seu corpo e da sua pele

Acrocórdon

O que é Acrocórdon?

Acrocórdon é o nome dado às pequenas lesões da pele que se apresentam em regiões como virilha, axilas e pescoço. As lesões são similares às verrugas, porém não apresentam sintomas e são benignas e, normalmente, são da mesma cor de pele do paciente. Os Acrocórdons são conhecidos também como pólipos fibroepiteliais e muitas vezes estão associados à resistência à insulina.

Quais as causas do surgimento de Acrócordons?

Essas lesões de pele podem estar relacionadas ao estado pré-diabetico, associados a lesões cutâneas, como acantose nigricans. Além disso, as lesões têm relação com a obesidade e fatores genéticos e podem ser observadas como elevações em diferentes regiões do corpo, proporcionadas por uma fina camada de pele, nas fibras de colágeno e vasinhos sanguíneos.

Como remover as lesões da pele?

O Acrocórdon pode ser retirado com técnicas específicas indicadas após avaliação com um dermatologista. Entre os procedimentos mais indicados, estão a criocirurgia, além da excisão simples. É importante ressaltar que o paciente não deve tentar retirar as lesões da pele em casa ou por métodos alternativos. Sempre procure um especialista para que não haja complicações.

Quais os fatores de risco da lesão?

Há casos que podem contribuir para o surgimento da lesão e, em outros, podem ser um sinal de casos clínicos mais graves, como a resistência à insulina. Entre os fatores de riscos estão o diabetes tipo 2, obesidade, acromegalia, picadas e irritação da pele e Doença de Crohn. Para avaliar o seu caso, consulte sempre um dermatologista.

Em condições de estética, os acrocórdons podem interferir na rotina de alguns pacientes, como em casos de mulheres que possuam nas axilas, por exemplo. Desta forma, as lesões podem ser atingidas pelo simples ato de depilar, o que pode causar um desconforto ainda maior, ao machucar as elevações de pele.

Qual o valor do tratamento?

Conforme as características de cada lesão, como tamanho, espessura e região onde está localizada, o dermatologista irá avaliar e definir o melhor tratamento para remoção. Desta forma, o valor irá variar de paciente para paciente.

Um novo olhar em beleza e saúde

Um ambiente confortável e planejado para promover o equilíbrio entre a estética e a qualidade de vida.

Open chat