Sobre

A Dra. Roberta Pansera (CRM 27052) é formada em Dermatologia pela Universidade de Caxias do Sul – UCS. Suas principais áreas de atuação são cosmiatria – ciência que estuda a beleza humana –, estética e lasertearpia, proporcionando tratamentos e protocolos específicos para diferentes finalidades, mas com o objetivo único de promover saúde e bem-estar a seus pacientes.

Entre em contato

FIQUE POR DENTRO DO

UNIVERSO DA ESTÉTICA E BELEZA

Botox® preventivo: como funciona?

A imagem mostra uma mulher de pele branca, olhos azuis e cabelo loiro preso em um coque, olhando para a câmera e sorrindo. Ela toca suavemente as laterais do rosto com as mãos. O fundo da imagem é branco.
30 junho, 2022

O famoso Botox®, é o queridinho dos famosos e de inúmeras pessoas ao redor do mundo. E não é para menos: ele consegue retardar os sinais da idade, rejuvenescer a pele, diminuir a aparência das rugas e linhas de expressão.

No entanto, o que muitas pessoas não sabem, é que o Botox® não precisa ser utilizado somente para amenizar o envelhecimento facial, mas sim como uma forma de prevenção. Continue lendo e saiba mais!

Quando recorrer ao Botox® como prevenção?

De forma geral, a partir dos 25 anos (30 em alguns casos), as fibras e proteínas responsáveis pela firmeza e elasticidade da nossa pele começam a diminuir. Esse é o momento ideal para recorrer ao Botox® de forma preventiva, para evitar e retardar os sinais da idade.

Em pessoas jovens, cuja pele apresenta uma boa quantidade de colágeno e elastina, as marcas de expressão não são definitivas, e só aparecem conforme a pessoa movimenta os músculos do rosto, durante o ato de sorrir ou franzir a testa por exemplo.

No entanto, com o passar dos anos, a movimentação dessa musculatura torna-se mais marcada e perceptível, e continua visível mesmo quando a pessoa está com os músculos da face relaxados em uma expressão neutra.

Como o Botox® preventivo age no organismo?

O Botox® utiliza a toxina botulínica para relaxar os músculos responsáveis pela formação de rugas e linhas de expressão.

A substância é produzida por uma bactéria conhecida como Clostridium botulinum, que paralisa a comunicação entre músculos e neurotransmissores.

Quando aplicado de forma preventiva, isto é, enquanto a pele ainda não foi afetada pelos sinais da idade, a substância bloqueia a movimentação excessiva dos músculos da face evitando que, a longo prazo, as linhas de expressão se tornem definitivas.

A aplicação da toxina botulínica é realizada de forma minimamente invasiva, e não necessita a internação do paciente ou o afastamento das atividades laborais. Inclusive, pode ser realizada no consultório do próprio médico.

O relaxamento muscular retarda o aparecimento das rugas, e contribui para uma pele firme, jovem e saudável, de forma natural.

Em que pontos do rosto o Botox preventivo deve ser aplicado?

É ideal que a toxina botulínica seja aplicada em pontos estratégicos do rosto, onde há uma movimentação maior dos músculos faciais, como:

– nas extremidades dos olhos – impedindo o surgimento dos pés de galinha;

– no entorno da boca – evitando as rugas verticais, conhecidas como códigos de barra;

– entre as sobrancelhas (região conhecida como glabela);

– na testa – impedindo a formação das rugas horizontais, típicas de uma expressão de espanto;

– abaixo das sobrancelhas – melhorando o aspecto de olhar caído e livrando a região da flacidez.

Para garantir resultados naturais, que realcem a beleza do rosto, é essencial uma consulta de avaliação. Assim, o médico consegue criar um plano de procedimento totalmente personalizado, que não interfere na forma natural da sua anatomia e valoriza sua naturalidade.

Dicas para potencializar os resultados

A aplicação preventiva do Botox® é uma ótima maneira de potencializar os resultados de procedimentos futuros. Porém, para garantir melhores efeitos, é essencial manter uma frequência regular de aplicações.

Os efeitos da toxina botulínica costumam ser notados até 4 ou 6 meses após a aplicação, e para evitar novas contrações dos músculos o ideal é manter rotinas de manutenção após o período.

Alguns cuidados podem capacitar ainda mais os benefícios do procedimento e torná-los mais duradouros, como:

– o hábito de utilizar filtro solar antes de sair de casa;

– beber bastante água para manter a pele constantemente hidratada;

– manter a pele sempre limpa.

Saiba mais sobre os principais assuntos do mundo da beleza, entre curiosidades, dicas e tratamentos. ?‍⚕

Em nosso blog, você conhece as principais técnicas e conteúdos exclusivos sobre protocolos, procedimentos e tecnologias, a fim de agregar mais informação, saúde e bem-estar! ?

icon-ig-sidebar-hover icon-fb-sidebar-hover

Buscar no blog

Assine a Newsletter

    Um novo olhar em beleza e saúde

    Um ambiente confortável e planejado para promover o equilíbrio entre a estética e a qualidade de vida.

    Open chat