Acne grave e cicatrizes – qual a melhor solução?

A imagem enquadra o rosto de uma menina de pele branca e olhos castanhos com o cabelo enrolado em uma toalha de banho. Ela olha para a câmera e aponta para algumas espinhas na lateral de sua bochecha esquerda. O fundo da imagem é azul bebê.
05 setembro, 2022

Quem sofre ou já sofreu com a presença de acne, sabe o desconforto imenso que este problema de pele pode causar. Além de ser desagradável por inúmeros motivos, se não for tratada corretamente pode resultar em cicatrizes e manchas permanentes na pele.

Por isso, trouxemos algumas dicas para tratar a acne e atenuar os sinais que ela pode deixar na pele. Confira!

Eu tenho acne? Como posso identificar?

A acne é uma das doenças de pele mais comuns do mundo, e embora sua incidência seja maior durante a adolescência, ela não se restringe somente à esta fase da vida.

Caracterizada pela obstrução dos poros, a acne é uma inflamação que acontece sob a pele, e pode ser identificada através de caroços avermelhados e cheios de pus – conhecidos popularmente como cravos e espinhas.

De forma geral, a acne costuma afetar a região facial, pode ser dolorida e interferir na autoestima do paciente.

Acne e espinha tem diferença?

Muitas pessoas confundem ou desconhecem a diferença entre acne e espinha. No entanto, – embora os termos sejam complementares – não são a mesma coisa.

Acne é, na verdade, o termo utilizado para definir a patologia que causa a obstrução dos poros, enquanto espinha é o nome popularmente conhecido para a manifestação desta doença, ou seja, a protuberância formada pela pele inflamada.

Quais são os principais tratamentos para esta doença?

A indicação do tratamento varia conforme a gravidade e intensidade da doença.
Nos casos mais leves, em que a ocorrência dos cravos e espinhas é mais controlada e eventual, tratamentos com medicamentos e cosméticos indicados por um dermatologista podem ser eficazes. Além disso, o paciente também pode recorrer à alguns procedimentos específicos, como o peeling, por exemplo.

Em casos mais graves, onde a ocorrência de espinhas é maior e há a presença de lesões em grandes partes da pele, o tratamento costuma ser mais intenso, com a indicação de medicamentos mais fortes, como o Roacutan.

De forma geral, o tratamento para acne pode resolver o problema e diminuir a incidência da inflamação nos tecidos, no entanto, mesmo após tratar a doença, é comum que os pacientes apresentem cicatrizes acneicas.

Quando o Roacutan é indicado?

O Roacutan é um medicamento anti-seborréico, que atua na redução das células de gordura, oleosidade e células mortas responsáveis pela formação de cravos e espinhas – manifestações comuns da acne.

Há mais de 40 anos no mercado farmacêutico, o Roacutan é um medicamento muito eficaz no tratamento da acne, cuidadosamente indicado para os casos mais graves, em que outros métodos não apresentaram a eficácia necessária.

No entanto, o Roacutan é composto por isotretinoína (um ácido bastante forte) e outros ativos que podem ser um tanto quanto agressivos para o organismo. Ele conta com uma lista extensa de contraindicações e muitos efeitos colaterais, como: pele ressecada, diarreia, náuseas, dor de cabeça, vômito, dores nas costas, dores nas articulações, nariz entupido e até dificuldades para enxergar.

Por isso, a prescrição e o acompanhamento médico durante o tratamento são imprescindíveis para o uso deste medicamento.

Depois da acne: como tratar as cicatrizes?

Outra grande preocupação quando o assunto é acne, são as cicatrizes decorrentes da doença.

Em muitos casos, mesmo após tratar o problema, a pele continua marcada, o que interfere na autoestima e segurança do paciente.

Felizmente, através de alguns procedimentos estéticos é possível atenuar e, em alguns casos, até eliminar estes sinais. Os procedimentos mais indicados para tratar a pele pós-acne, são:

• Peeling: promove a descamação da camada superficial da pele, permitindo sua renovação e contribuindo para a regeneração dos tecidos.
  • Microagulhamento: produz microfuros na pele, estimulando a regeneração celular e produção de novas fibras, o que melhora a textura dos tecidos.
  • Luz pulsada: atua na produção de estímulos para a produção de novas fibras de colágeno, renovando a região tratada;
  • Laser fracionado: o tratamento promove a renovação da camada superficial da pele através de ondas de calor, deixando a pele livre de manchinhas e cicatrizes.

Para saber qual a melhor opção de tratamento para você, consulte seu dermatologista!