Sobre

A Dra. Roberta Pansera (CRM 27052) é formada em Dermatologia pela Universidade de Caxias do Sul – UCS. Suas principais áreas de atuação são cosmiatria – ciência que estuda a beleza humana –, estética e lasertearpia, proporcionando tratamentos e protocolos específicos para diferentes finalidades, mas com o objetivo único de promover saúde e bem-estar a seus pacientes.

Entre em contato

FIQUE POR DENTRO DO

UNIVERSO DA ESTÉTICA E BELEZA

O que é queloide

Na imagem, uma pessoa caucasiana está sem camiseta e usando calça jeans. Ela aponta com a mão direita para um queloide de cor avermelhada que está abaixo da linha do umbigo, à direita.
23 outubro, 2020

Diversas pessoas sofrem com um processo de cicatrização anormal, que leva o nome de queloide. Esse fenômeno se dá em virtude de uma produção excessiva de colágeno na região que ocorreu o trauma, seja um corte ou incisão. Para saber mais sobre esta reação, confira o artigo que preparamos hoje.

O que é?

Queloide é compreendido como o crescimento de tecido cicatricial fora do normal. Esse fenômeno ocorre por conta de um excesso na produção de colágeno, gerando uma pele que se sobressai em relação à proporção do trauma original. A pele formada de queloide tem aparência de uma lesão saliente, de cor avermelhada ou um tom escuro.

O tecido queloideano pode surgir tanto em homens quanto em mulheres, independente do tom da pele. Geralmente o queloide ocorre com mais frequência na região cervical posterior (a nuca), nos ombros, orelhas, no centro do peito (área pré-esternal) e em cicatrizes de cirurgia.

O que causa o queloide?

O queloide ocorre em virtude do processo de cicatrização da pele. Ao invés de formar uma cicatriz normal, que não extrapola os limites do trauma a ser cicatrizado, o organismo continua produzindo esse tecido. Em muitos casos, o queloide ultrapassa a área lesada, atingindo as partes adjacentes da epiderme.

Esse fenômeno pode ser mais propenso em pessoas com histórico familiar de formação de tecidos queloides. Pessoas com esta predisposição e que vão passar por uma cirurgia, devem avisar o médico responsável sobre esta questão. Ainda que ele não possa prever se a cicatriz do procedimento formará ou não queloide, algumas condutas serão adotadas para que diminuam as probabilidades de surgimento deste tecido.

Diferença entre queloide e cicatriz hipertrófica

É comum confundir queloides e cicatrizes hipertróficas, pois ambas surgem de um processo anormal de cicatrização, por conta da produção desregulada de colágeno. Contudo, existem diferenças entre elas.

De forma contraria ao queloide, a cicatriz hipertrófica não ultrapassa os limites do corte ou outro trauma. A cicatriz também para de crescer e pode regredir de forma espontânea, diminuindo com o passar do tempo. Já o queloide pode apenas estabilizar naturalmente, mas não ficará menor, visto que ainda é um tecido vivo e em produção.

Em relação aos sintomas, a cicatriz hipertrófica não apresenta nenhum. O queloide pode apresentar coceira, dor e possibilidade de infeccionar.

Prevenção

Para prevenir o surgimento de queloides, o paciente pode, como já citado, avisar o médico com antecedência se houver predisposição, para que alguns cuidados especiais sejam tomados.

Tratamento para queloide

Existem diversos tratamentos para diminuição de queloides, e apenas um dermatologista pode recomendar o mais adequado para cada paciente. Entre os mais comuns estão:

Tratamento a laser para queloide

O tratamento com laser geralmente é indicado para diminuir a altura do queloide, e tornar a diferença entre o tom do tecido queloideano e a pele do paciente a menor possível.

Crioterapia para queloide

A crioterapia é indicado para tratamento de queloides pequenos. Este processo consiste na utilização de nitrogênio líquido, para congelar o tecido de fora para dentro, atenuando o relevo e o tamanho.

Remoção cirúrgica de queloide

A remoção através de um procedimento cirúrgico é adotada em casos específicos. Na cirurgia, a região tecidual queloideana é removida e a pele adjacente é preservada. O paciente deverá tomar alguns cuidados para evitar quem um novo queloide surja.

Saiba mais sobre os principais assuntos do mundo da beleza, entre curiosidades, dicas e tratamentos. ?‍⚕

Em nosso blog, você conhece as principais técnicas e conteúdos exclusivos sobre protocolos, procedimentos e tecnologias, a fim de agregar mais informação, saúde e bem-estar! ?

icon-ig-sidebar-hover icon-fb-sidebar-hover

Buscar no blog

Assine a Newsletter

Um novo olhar em beleza e saúde

Um ambiente confortável e planejado para promover o equilíbrio entre a estética e a qualidade de vida.

Open chat