Caxias do Sul / RS

Sobre

A Dra. Roberta Pansera (CRM 27052) é formada em Dermatologia pela Universidade de Caxias do Sul – UCS. Suas principais áreas de atuação são cosmiatria – ciência que estuda a beleza humana –, estética e lasertearpia, proporcionando tratamentos e protocolos específicos para diferentes finalidades, mas com o objetivo único de promover saúde e bem-estar a seus pacientes.

Entre em contato

FIQUE POR DENTRO DO

UNIVERSO DA ESTÉTICA E BELEZA

Peeling – o tratamento ideal para o melasma

A imagem mostra uma mulher jovem, de pele branca e cabelos castanhos sorrindo para a câmera. Ela toca suas bochechas com suavidade, com as pontas dos dedos. O fundo da imagem é branco.
22 agosto, 2022

O melasma é caracterizado pela presença de inúmeras manchinhas na pele, que causam impactos negativos na segurança e autoestima das pessoas afetadas. Embora não tenha cura, pode ser tratado com o auxílio de procedimentos estéticos, como o peeling. Saiba mais!

O que é e o que pode causar o melasma?

O melasma é resultado do desequilíbrio da pigmentação da pele, e se manifesta através do surgimento de inúmeras manchinhas em diferentes partes do corpo.

Essa condição afeta majoritariamente o público feminino e pessoas que possuem a pele mais escura. As manchinhas costumam se manifestar em locais como os braços, o colo, as mãos e, principalmente, o rosto, sendo mais predominante na região da testa, dos lábios, bochechas e queixo.

Embora a causa do melasma não seja cientificamente comprovada, alguns fatores podem influenciar o desenvolvimento destas manchinhas. Exemplos são a exposição excessiva e desprotegida aos raios solares, e as alterações hormonais, que podem ser decorrentes de doenças (como a tireoide); medicamentos que envolvam hormônios; e até mesmo da gravidez.

As manchinhas do melasma são bastante características, no entanto, o diagnóstico deve ser feito por um dermatologista com experiência na área.

Como evitar o melasma?

Ainda que a falta de conhecimento quanto às causas do melasma prejudiquem a prevenção do problema, a melhor e mais conhecida maneira de evitar as manchinhas na pele são os filtros solares.

Os raios ultravioletas estão diretamente ligados à quantidade de melanina na pele e, consequentemente, à pigmentação dos tecidos. Por isso, usar o filtro solar diariamente, inclusive em dias nublados, é fundamental para evitar o surgimento de manchas.

Tratamentos para melasma

Embora não tenha cura, o melasma pode ser atenuado com o auxílio de procedimentos estéticos e produtos indicados para diminuir a pigmentação da pele. Duas das principais recomendações são os cremes clareadores e o peeling:

  • Os clareadores são cosméticos que auxiliam no processo de suavização das manchinhas, uniformizando o tom de pele.
  • O peeling, além de suavizar o aspecto das manchinhas, promove a revitalização celular, ou seja, estimula a renovação das camadas de pele, tornando o melasma menos evidente ou até mesmo imperceptível.

Como os peelings funcionam?

O peeling é um procedimento estético que atua na descamação e renovação celular, que se dá através da esfoliação ou atuação de ácidos dermatológicos.

Eles são indicados para tratar diferentes queixas, desde os sinais de idade e processo de envelhecimento da pele, até a suavização de manchinhas, como o melasma e cicatrizes.

Existem diferentes tipos de peelings, que variam de acordo com a técnica utilizada, a profundidade de aplicação e o produto indicado.

Os peelings físicos costumam ser os mais recomendados para tratar o melasma. Eles são realizados com materiais abrasivos, isto é, que promovem um “desgaste” nas camadas mais superficiais da derme e estimulam o organismo a produzir células novas e saudáveis, promovendo uma melhora na qualidade e textura da pele, livre das incômodas manchinhas.

Os principais e mais conhecidos tipos de peeling físico são o peeling de diamante e o de cristal.

Existem ainda, os peelings químicos, que utilizam diferentes tipos de ácidos sobre a pele, para promover a renovação celular através da descamação dos tecidos.

Embora seja minimamente invasivo e não agressivo à pele, o procedimento deve ser realizado com o acompanhamento de um profissional especializado na área de Dermatologia e Estética, experiente na prática do procedimento.

Qual o melhor tipo de peeling para o meu melasma?

Embora o peeling físico seja mais indicado para tratar o melasma, o acompanhamento médico com um dermatologista é indispensável para a prescrição do tratamento. A indicação varia de acordo com o tipo de pele, necessidades e características únicas de cada paciente.

Se você se sente incomodado com a presença de manchinhas na pele, entre em contato e agende sua avaliação!

Saiba mais sobre os principais assuntos do mundo da beleza, entre curiosidades, dicas e tratamentos. ?‍⚕

Em nosso blog, você conhece as principais técnicas e conteúdos exclusivos sobre protocolos, procedimentos e tecnologias, a fim de agregar mais informação, saúde e bem-estar! ?

icon-ig-sidebar-hover icon-fb-sidebar-hover

Buscar no blog

Assine a Newsletter

    Um novo olhar em beleza e saúde

    Um ambiente confortável e planejado para promover o equilíbrio entre a estética e a qualidade de vida.

    Precisa de Ajuda? Fale Conosco!