Sobre

A Dra. Roberta Pansera (CRM 27052) é formada em Dermatologia pela Universidade de Caxias do Sul – UCS. Suas principais áreas de atuação são cosmiatria – ciência que estuda a beleza humana –, estética e lasertearpia, proporcionando tratamentos e protocolos específicos para diferentes finalidades, mas com o objetivo único de promover saúde e bem-estar a seus pacientes.

Entre em contato

FIQUE POR DENTRO DO

UNIVERSO DA ESTÉTICA E BELEZA

Saiba mais sobre celulite e flacidez

No canto esquerdo da imagem está uma mulher branca. Ela veste calcinha e sutiã pretos, seu cabelo está preso em um coque e seu braço esquerdo apoiado na cintura.
11 março, 2021

A definição de corpo perfeito pode variar de pessoa para pessoa, mas alguns detalhes são consenso: quase ninguém gosta de celulite e flacidez. Mas elas são muito comuns e possuem causas semelhantes. Para entender como elas se formam e quais são as soluções para remediar esses problemas, acompanhe o artigo!

Celulite e flacidez: O que são?

A principal característica das celulites é o acúmulo de substâncias na pele, como gordura, água e toxinas. Segundo informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia, 95% das mulheres irá sofrer com o problema durante a idade adulta. Ela é facilmente identificável, pois deixa a pele com aspecto de “casca de laranja”, criando diversas ondulações na região afetada.

As mulheres costumam sofrer mais com a celulite por possuírem o colágeno da derme menos espesso. Ela surge especialmente em locais do corpo que tendem a acumular gordura, como os quadris, coxas, mamas, braços, abdômen e glúteos.

A flacidez é considerada um fator agravante da celulite, e se caracteriza pela falta de sustentação na pele. Com o passar dos anos e o decorrente envelhecimento da pele, ocorre a ruptura das fibras de elastina e colágeno. Quando esse processo se dá nos músculos, há a chamada flacidez muscular; e já quando sofrem desorganização em um nível mais superficial, ocorre a flacidez dérmica.

Quais são as causas da flacidez e celulite?

A celulite e a flacidez possuem algumas causas em comum: alterações hormonais, má circulação linfática, envelhecimento e, especialmente, a diminuição na produção de colágeno. Ainda que possam surgir em conjunto, cada um desses problemas possui suas especificidades.

A celulite se forma quando as células que armazenam gordura no corpo ficam inchadas devido ao excesso – isso afeta o sistema linfático e propicia o acúmulo de fluidos e inflamações. Ainda assim, a obesidade não é necessariamente um fator de risco para a celulite, já que diversas pessoas magras sofrem com os furinhos na pele. As suas causas ainda não são claras para a ciência, porém alguns fatores propiciam o seu surgimento. Entre eles estão a predisposição genética, alterações hormonais e a baixa produção de colágeno.

Já as causas da flacidez são bastante definidas. Com o envelhecimento natural da pele, a produção e a qualidade das fibras de colágeno e elastina caem. A partir desse processo, ocorre a flacidez tissular (na pele) que pode ser agravada pela exposição solar e alterações hormonais. Ela é mais facilmente tratável e reversível a partir de procedimentos estéticos.

A flacidez muscular está relacionada ao tônus presente nos músculos. Quando suas fibras não são trabalhadas, acabam perdendo sustentação e tornando a pele flácida. Suas principais causas são a baixa ou inexistente atividade física e emagrecimentos rápidos, ocorrendo com mais frequência nas pernas, braços, abdômen e glúteos.

Prevenção

Conhecendo as principais causas da flacidez, é possível entender que os hábitos saudáveis são o principal meio de prevenção para a celulite e a flacidez. A adoção de uma alimentação balanceada, com a ingestão correta de nutrientes e vitaminas, e a prática constante de atividades físicas, beneficiam tanto a pele quanto o organismo em geral.

O consumo de bebidas alcoólicas, cigarro e alimentos muito gordurosos deve ser evitado. Esses fatores aceleram o envelhecimento da pele e propiciam o surgimento de celulite e flacidez.

Tratamentos para celulite e flacidez

Por serem problemas muito comuns, diversas tecnologias foram desenvolvidas visando o melhor tratamento para celulite e flacidez. Consulte seu dermatologista para entender qual deles é o ideal em seu caso.

Sculptra®

O tratamento com Sculptra® é realizado para estimulação da produção de colágeno no corpo, auxiliando no combate à flacidez e celulite. Sua aplicação é feita de forma minimamente invasiva e atinge as camadas mais profundas da pele. Pode ser utilizado tanto em procedimentos faciais quanto corporais e promove o aumento da espessura da pele e tonificação muscular.

Etherea MX®

O Etherea MX® é uma plataforma expansível utilizada em procedimentos que empregam o laser. É voltada para o tratamento de flacidez corporal e também facial. A sua utilização pode frear os efeitos do envelhecimento da pele e estimular a produção e sintetização de colágeno e elastina, proporcionando à pele maior firmeza.

Após o procedimento, a pele obtém aparência mais rejuvenescida, com os efeitos da flacidez atenuados e melhora nos contornos, sustentação e elasticidade.   

Ultraformer III

O Ultraformer III é um aparelho que utiliza a tecnologia do ultrassom macro e microfocado, podendo ser utilizado tanto em procedimentos faciais quanto corporais. Ele remove a gordura localizada e promove a sustentação da pele, contribuindo para a melhora na aparência de celulites e da flacidez. 

Ele atinge as camadas mais profundas da pele e pode ser utilizado para intervenções diversas, como atenuação de papada e tratamento de celulite na barriga, flancos, pernas e braços. 

Saiba mais sobre os principais assuntos do mundo da beleza, entre curiosidades, dicas e tratamentos. ?‍⚕

Em nosso blog, você conhece as principais técnicas e conteúdos exclusivos sobre protocolos, procedimentos e tecnologias, a fim de agregar mais informação, saúde e bem-estar! ?

icon-ig-sidebar-hover icon-fb-sidebar-hover

Buscar no blog

Assine a Newsletter

Um novo olhar em beleza e saúde

Um ambiente confortável e planejado para promover o equilíbrio entre a estética e a qualidade de vida.

Open chat